JapanesePortuguese
JapanesePortuguese

Por que criar seu site em WordPress? Conheça as vantagens

Pensando em criar um site em WordPress? Leia nosso artigo e conheça as principais vantagens de utilizar essa ferramenta na criação do seu site.

 

Diante da evolução tecnológica e transformação digital, cada vez mais temos acesso à estratégias e ferramentas que há alguns anos atrás dependeria de profissionais altamente capacitados para sua aquisição.

Quando analisamos ainda o mundo digital, tal evolução tecnológica fica ainda mais evidente, já que hoje em dia é possível fazer o download de aplicativos e ferramentas gratuitas que fazem, muitas vezes, o papel de softwares que seriam extremamente caros há alguns anos atrás.

O desenvolvimento de sites também evoluiu da mesma maneira, hoje é possível que o usuário tenha um site profissional e faça sua administração e otimização com apenas alguns cliques, sem a necessidade de conhecer sobre programação e escrever milhares de linhas de códigos. Uma das ferramentas que permitiu toda essa autonomia foi o WordPress.

 

Mas o que é o WordPress?

Pois bem, o WordPress é, basicamente, uma interface para a gestão de conteúdo, também conhecido como CMS (Content Management System ou Sistema de Gestão de Conteúdo), ou seja, uma forma simplificada de gestão do conteúdo do site que, muitas vezes, exclui a necessidade de utilização de linguagens de programação, permitindo que o usuário consiga alterar os elementos com apenas alguns cliques.

Se diferencia de sistemas de construção de sites como WIX, UOL sites ou Google Sites pela robustez, possibilidade de personalização e performance de SEO.

Vamos falar sobre algumas características, vantagens e transmitir algumas informações importantes sobre a utilização dessa poderosa ferramenta.

Hoje o WordPress representa 61% dos sites que fazem gestão de conteúdo em toda internet, o que comprova a sua robustez e garante a sua confiança.

Quando falamos em sites como um todo, esse número chega a mais de 30%, ou seja, de todos os sites na internet, um terço deles são desenvolvidos em WordPress.

 

Vantagens do uso do WordPress para criar seu site

Falamos sobre algumas das vantagens da utilização desse maravilhoso sistema, mas vamos nos aprofundar nas que consideramos serem as mais relevantes e que vão fazer com que você, definitivamente, entenda como a utilização dele pode alavancar os resultados do seu site.

 

Produção de conteúdo

Ao falarmos de criação de sites, um dos principais quesitos na obtenção dos resultados é a administração de conteúdo relevante para o usuário. Isso faz com que o site seja mais facilmente encontrado e ainda com que o Google dê preferência ao mostrar esse site na maior parte das pesquisas feitas em sua ferramenta de buscas.

O WordPress é um sistema, primordialmente desenvolvido para a administração de conteúdo, sendo assim, é possível que se determinem processos que podem facilitar muito a produção interna e externa de conteúdo, como por exemplo, utilizar o sistema para todas as etapas de criação de texto, aprovação e publicação, sem a necessidade de se utilizar ferramentas externas.

Além disso é possível que se faça categorização dos conteúdos, de acordo com a sua relevância, disponibilize um meio para que o usuário possa pesquisar conteúdos de acordo com os seus interesses, faça a inclusão, de forma fácil e rápida, de textos, imagens, vídeos, infográficos, podcasts e quaisquer outros conteúdos que façam sentido para você transmitir o conhecimento da forma mais pura possível.

 

Autonomia

Bem, tão importante quanto produzir o conteúdo é a facilidade na disponibilização dele, pois nada adianta você ter milhares de ideias e não conseguir transmitir a quem interesse.

O proprietário do site desenvolvido em WordPress tem acesso ao painel de administração, podendo alterar qualquer informação que entender como sendo necessária. Isso garante total autonomia ao proprietário do site.

Estamos falando de um sistema mundialmente famoso e muito usado por agências e profissionais de desenvolvimento, fazendo com que o proprietário não fique preso a nenhum profissional ou à nenhuma agência para fazer melhorias, para incluir páginas ou quaisquer outras mudanças que façam sentido no seu negócio.

 

Uso fácil e intuitivo

O funcionamento do WordPress é extremamente simples e altamente intuitivo. Seu desenvolvimento foi pensado na utilização por profissionais que não são, via de regra, especialistas no assunto. Por esse motivo, houve a necessidade de que ele fosse totalmente intuitivo. Sendo assim, com apenas um pouco de pesquisa, é possível que o usuário faça mudanças estruturais no site sem grandes problemas.

 

Segurança

Um assunto muito importante a se avaliar e que é cercado de dúvidas e mitos é com relação à segurança do WordPress. Como dissemos acima, quando falamos em sites com geração de conteúdo, o WordPress está presente em 61% deles, desta forma, é natural que a maior parte dos ataques hackers sejam no WordPress, acontece que proporcionalmente, existem muito mais sites em WordPress do que em outras plataformas.

Mas atualmente existem milhares de protocolos a serem seguidos que garantem a segurança do sistema, desde a instalação de plugins até a otimização em bancos de dados. Tais medidas farão com que o WordPress seja tão seguro ou até mais do que qualquer outro sistema.

Por esse motivo que defendemos que o desenvolvimento inicial precisa ser feito por um profissional qualificado e a administração deva ser feita pelo proprietário para maior autonomia. O desenvolvimento feito por um profissional qualificado, sempre será melhor que o feito por um leigo, por esse motivo, principalmente quando batemos na tecla de segurança, isso por que existem milhares de técnicas que garantirão ainda mais a invulnerabilidade do sistema.

 

Totalmente personalizável

O WordPress possui milhares de temas que podem ser adquiridos para a utilização da forma de melhor lhe convier. Existem temas para empresas de tecnologia, escritórios de advocacia, contabilidade, startups, agências, estúdios de fotografia, produtora de vídeos, blogueiros e mais uma infinidade de áreas, e isso sim é um grande diferencial, pois geralmente esses temas já contam com funcionalidades específicas para cada área, por exemplo, é muito provável que utilizando um tema voltado para a área da saúde, você encontre uma agenda para que seus pacientes possam fazer o agendamento na clínica.

Além disso, o mercado disponibiliza uma infinidade de plugins que tornam o site ainda mais único, então, utilizando o mesmo exemplo, mesmo que o tema que você utiliza não tenha agenda, você pode utilizar um plugin que faça isso para você.

São algumas outras vantagens da utilização de temas:

  • Segurança
  • Adaptabilidade à área de atuação de quem o utiliza
  • Maior intuitividade no painel de administração
  • Responsividade nativa

 

Vou deixar o link da ThemeForest, nele você, com toda a certeza, encontrará um template que faça sentido para o seu negócio: https://themeforest.net/popular_item/by_category?category=wordpress

Mas para aqueles que têm necessidades altamente específicas, o WordPress é um sistema de código aberto (Open Source), ou seja, ele permite que qualquer pessoa tenha acesso ao código fonte e personalize o sistema da forma que bem entender, isso faz com não haja qualquer tipo de limitação no sistema, sendo assim, contando com o auxílio de um bom profissional, as possibilidades são infinitas.

 

Alta oferta de plugins

Como já foi dito no tópico acima, o mercado disponibiliza uma infinidade de plugins para que você adapte o seu site às necessidades da sua empresa, mas é importante entendermos o que são os plugins, né?

Basicamente, de uma forma bem simples, plugins são para o site como os aplicativos são para nós, ou seja, você pode escolher funcionalidades que, inicialmente, não eram nativas do template que você escolheu. Sendo assim, você pode escolher por plugins de: CRM, agenda, calendários, para estilização visual, para tornar o site acessível, para traduzir o conteúdo, entre outro milhões de possibilidades.

 

Facilidade nas otimizações SEO (Search Engine Optimization)

Com o WordPress, qualquer pessoa se torna um analista de SEO, analisando se seus posts estão indo de encontro com as políticas do Google (tudo bem, não é bem assim, mas ajuda bastante, rs). Utilizando os plugins corretos, é possível que o usuário obtenha informações altamente relevantes, permitindo que você faça os ajustes necessários para que seu conteúdo seja relevante para o Google.

Resumindo a forma de utilização desse tipo de plugin, no momento da criação da página, o sistema irá avaliar as informações nela presente e lhe entregará uma lista de tarefas para que você consiga ajustar o seu conteúdo, buscando sempre as melhores técnicas de SEO.

Importante salientar que a utilização do plugin, pode ajudar muito o usuário, mas não substitui, de forma alguma, a necessidade de um trabalho profissional de SEO, todavia, ajuda muito o usuário no dia a dia, fazendo com que não fique tão dependente desse tipo de profissional a todo o momento, dando mais dinamismo à produção de conteúdo.

 

Forma correta de utilização do WordPress

Como discorremos por todo o texto, a utilização do WordPress permite que o proprietário tenha diversas vantagens com relação aos demais sites que não o utilizam, principalmente no quesito autonomia. Utilizando as funcionalidades existentes e se preocupando com a atualização constante do site, existirão vantagens competitivas que farão com que o site obtenha melhores resultados.

Todavia, para que se utilize todas as suas vantagens, minimizando qualquer desvantagem, é muito importante que o site seja desenvolvido por profissionais qualificados, de forma que façam todas as configurações da forma correta, tomem todas as precauções no quesito segurança, avaliem compatibilidade de plugins e ainda desenvolvam um design incrível para que seu site se destaque do restante do mercado.

 

Conclusão

O WordPress é um CMS Open Source que permite que o usuário faça a administração de todo o conteúdo do site de forma simples e intuitiva. Permite ainda uma infinidade de personalizações para que o proprietário deixe o site com a sua cara, bem como, disponibiliza uma infinidade de plugins que permitem que você tenha funcionalidades incríveis, que podem ajudar muito no dia a dia da empresa, como CRM, serviços de agendamento, entre outros.

A principal ressalva que fazemos é que esse site seja inicialmente criado por profissionais qualificados, para que você possa usufruir do sistema sem nenhum tipo de surpresa e ainda obtenha os melhores resultados possíveis.

Espero que tenhamos ajudado e se ficar com qualquer dúvida, pode entrar em contato com a Veritas Web que estaremos prontos para lhe atender.

Não pare por aqui

tem mais para explorar

Saiba como aumentar as vendas na crise

Para aumentar as vendas na crise são necessárias medidas extremas. Mais criatividade, mais atenção e foco em manter o seu negócio funcionando até nos piores dos casos.

QUEM SOMOS

Somos uma agência diferente de tudo que você já viu porque a inovação faz parte do nosso DNA e a criatividade corre naturalmente em nossas veias.

Nossos bens mais preciosos são as pessoas que compõem nosso time, sendo assim, automatizamos todos os processos possíveis, mas buscamos profissionais inovadores e fora da curva para a realização das tarefas que não são automatizáveis.

FALE CONOSCO